Projeto Observando os Rios

Parceria entre Magno e SOS Mata Atlântica rende boas notícias para o meio ambiente e engaja alunos no desenvolvimento sustentável.

Conhecer um rio em todas as suas dimensões. Monitorar a qualidade da água, acompanhar o seu curso, conversar com os moradores das áreas por ele cortadas. Entender o impacto da poluição e os caminhos para buscar o desenvolvimento sustentável. Aprender Biologia, Química, Física, Geografia e História, diretamente, em situações reais.

Este é o processo que vem sendo realizado pelos alunos do Magno que há dois anos monitoram o riacho Congonhas, afluente do córrego Zavuvu, nas imediações do Colégio, no Projeto Observando os Rios.

O Projeto atraiu a atenção de organizações como o SOS Mata Atlântica, por meio do biólogo e educador César Pegoraro, e vem se consolidando ano a ano. Hoje, além da coleta e do monitoramento da água, os alunos alimentam o website do projeto e promovem a conscientização de comunidades, com campanhas como a do incentivo à utilização de squeezes no lugar de copos descartáveis.

Recentemente, o grupo que dará sequência ao projeto recebeu orientações dos alunos pioneiros do projeto. Na Sala de Projeção, uma plateia muito interessada, formada pelos alunos do 9º ano, conheceu os principais tópicos das atividades e observou como se faz o monitoramento da qualidade da água.

O Projeto Observando os Rios se insere no campo da educação para o desenvolvimento sustentável, um dos objetivos centrais do Programa das Escolas Associadas da UNESCO, coordenado nacionalmente pela diretora do Magno, Myriam Tricate. Em 2017, acompanhe: o Projeto Observando os Rios vai continuar sendo notícia!