Pintando e moldando

Pinturas com folhas e trabalhos com argila despertam a criatividade dos alunos da Oficina de Artes do Full-Time

O que fazer com as folhas que caíram das árvores ao redor do Colégio? Jogar fora? Nem pensar! Nas mãos dos alunos da Oficina de Artes do Full-Time, elas são matéria-prima para uma série de criações e aprendizados diferentes.

Continuando os estudos sobre a relação entre arte e natureza, as turmas realizaram composições de uma maneira inusitada: pintando as folhas e utilizando-as como carimbos. Essa técnica, chamada monotipia, permitiu que todos pudessem ver as texturas e listras das plantas impressas no papel. O desafio, então, foi planejar uma pintura e realizá-la somente com folhas de tamanhos, formatos e estruturas diferentes. Ao se surpreenderem com as obras que criaram, nossos artistas conheceram mais sobre como funciona o processo criativo.

Dando um passo além, eles realizaram a monotipia também em pedaços de argila. Depois  de se acostumarem a manusear o barro e a moldá-lo no formato das folhas, chegou o momento mais esperado da aula: usar o torno. Com o auxílio da professora Patricia, cada aluno pôde conhecer este instrumento usado na cerâmica artesanal. A partir de pedaços de argila, eles viram o passo a passo da fabricação de um vaso e colocaram a mão na massa para criar seus próprios recipientes, os quais eles irão decorar.

Estas atividades estimularam tanto nossos alunos que eles continuaram a criar peças artísticas em casa! Um aluno, inclusive, criou um torno caseiro usando o motor de um liquidificador! Isso mostra que, para verdadeiros artistas, a inspiração acontece em todos os lugares.