Oficinas UNESCO

Encontros de formação recriam padrões indígenas utilizando códigos de programação

O Colégio Magno abriu suas portas e laboratórios para um projeto de âmbito internacional que estimula o intercâmbio e a multiplicação do conhecimento. Com a participação de escolas que integram a rede PEA-UNESCO, o Magno sediou encontros de formação com professores e alunos promovidos pela rede social Fablat Kids, dentro do Ano Internacional das Línguas Indígenas, proclamado pela UNESCO.

As atividades começaram com a formação de professores de escolas da rede pública sobre Etnomatemática, a compreensão do ensino das relações matemáticas a partir dos diferentes contextos culturais.

A oficina “A etnomatemática das mandalas: um olhar para a alteridade” foi ministrada pela professora Flávia Silva, do Colégio São Luís, e resultou na produção dos símbolos, feitos originalmente pelos índios Huichol, do México.

Outra oficina ficou por conta da artista plástica Vanessa Rosa, que mostrou a união de padrões indígenas e da tecnologia na produção de formas, gravuras e instalações artísticas. “É um espaço para falar do significado simbólico, mas que pode viabilizar o envio de ferramentas para as aldeias, que fortaleçam a cultura dos grupos indígenas”, explicou.

Após participarem das oficinas, os professores desenvolveram projetos mão na massa com suas turmas e realizaram reuniões virtuais com os alunos para que eles apresentassem as atividades. Os alunos do 5º ano do Magno usaram códigos de programação para desenvolver figuras seguindo padrões indígenas e mostraram a novidade para os estudantes do EPG Jorge Amado, de Guarulhos, em uma videoconferência. Daí saiu o convite para que alunos do colégio viessem ao Magno aprender a programar com nossos alunos.