O mundo na palma da mão...

Alunas do Colégio Magno relatam experiência internacional no Encontro Nacional da Rede PEA-UNESCO em Ouro Preto

O Colégio Magno foi uma das escolas convidadas a apresentar o trabalho de seus alunos, durante o Encontro Nacional Rede PEA-UNESCO 2019. O evento reuniu 900 participantes, entre educadores, gestores e autoridades da área da educação, em Ouro Preto, Minas Gerais, entre os dias 11 e 13 de setembro.

Durante a sessão Vivências e Experiências, espaço para que membros de Rede de Escolas Associadas da UNESCO apresentem seus projetos e iniciativas, as alunas Lara Celista e Bruna Candelária, falaram sobre a experiência de participarem de um encontro mundial de estudantes, promovido pelo The Centre for Global Education. O evento aconteceu em paralelo à Conferência do Clima da ONU - COP24, em Katowice, na Polônia.

As jovens se uniram a estudantes de todo o mundo, para discutir ações práticas que podem ser desenvolvidas por todos, ao redor do planeta, para ajudar a reverter danos causados aos ecossistemas. Para elas, a experiência foi “enriquecedora” e “inesquecível”.

Durante a apresentação, que durou pouco mais de 15 minutos, Lara e Bruna exibiram imagens, relatos e curiosidades sobre a viagem. Segundo elas, um dossiê produzido pelo estudantes foi entregue aos líderes mundiais que participaram da COP24, que teve como principal objetivo, definir estratégias para viabilizar a aplicação do Acordo de Paris, retificado em 2015.

O Colégio Magno participou do COY14 como membro do Programa das Escolas Associadas da UNESCO no Brasil. A Rede PEA-UNESCO é o braço da UNESCO nas escolas de educação básica de todo o mundo e reúne ​11 mil escolas de 180 países em torno de princípios difundidos pela UNESCO, entre eles o de construir a cultura da paz, promover a educação para o desenvolvimento sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global.