• lschwantes9

Mostra Unesco 2018

Atualizado: 23 de Nov de 2018

Todo o Magno se mobilizou com propostas envolventes sobre o tema dos patrimônios culturais na Mostra UNESCO 2018, que aconteceu no dia 20 de outubro. Foram reforçados estudos durante todo o ano letivo sobre patrimônios materiais e imateriais da humanidade, algo que ocorreu não só no período regular mas no Middle School.

Nessa linha de raciocínio, o 6°, 7° e o 8°ano, por meio de atividades já propostas pela University of Missouri Middle School, apresentaram projetos cuja principal mensagem era a conexão com o meio ambiente, a conscientização a respeito de sua preservação e a liberdade de expressão. Isso se encaixou perfeitamente com a Mostra, dado que o meio ambiente também pode ser considerado um patrimônio até mesmo cultural, pois contribui com a cultura de diversos povos disponibilizando recursos. Já a liberdade de expressão contribui com o que é considerado pela UNESCO como um patrimônio cultural imaterial, que compreende as expressões de vida e tradições que indivíduos de todo mundo recebem de seus ancestrais e passam a seus descendentes. Isso porque é através dessa liberdade que os alunos, por exemplo, foram incentivados a pensarem por si próprios e mostrar que tem, sim, voz, o que os tornará mais criativos, capazes de encontrar soluções alternativas para diversos tipos de problemas e de compreender a importância de preservar todos os tipos de patrimônios, pensando desde já em seu país e cultura.

Enquanto o 6° ano buscou através da escrita demonstrar sua voz e a importância desta ser ouvida, o 8° ano denunciou por meio de cartazes grandes problemas do país e do mundo dos quais eles estão mais do que conscientes na busca de reforçar a importância da busca de soluções para estes.Já o projeto do 7° ano se resumiu na elaboração e criação de livros de literatura infantil pelos próprios alunos, que, usando sua criatividade, criaram histórias relacionadas ao meio ambiente. O objetivo do projeto era desenvolver e explorar recursos de storytelling e, para isso, os estudantes foram contar suas histórias nas outras unidades do Colégio Magno: Olavo Bilac e Campo Belo. Por fim, na Mostra, os alunos relataram aos pais a experiência e mostraram os livros que haviam escrito e que estavam utilizando para o projeto.