• lschwantes9

Open Letters: Palavras que merecem ser escutadas

Atualizado: 23 de Nov de 2018

Quando você tem 11 anos, você quase nunca acredita que sua voz merece ser ouvida ou que qualquer adulto vai querer ouvir sua opinião sobre os assuntos mais controversos da atualidade. Além disso, questões muitas vezes importantes para alguém com 11 anos não são geralmente levadas em consideração ou muito a sério. Porém, olhando mais de perto para a Mostra UNESCO 2018, que ocorreu em outubro, os alunos do Middle School conseguiram desafiar esse conceito e mostraram a todos, até mesmo ao Presidente e à rainha da Inglaterra, que suas vozes importam, algo que poucos conseguem. Tudo isso através de uma instalação artística exposta em uma das salas da Mostra do Colégio Magno. Uma coisa era certa: tudo o que se podia ouvir ao entrar na exposição era, de fato, as vozes dos alunos.

Interativa e profunda, a instalação girava em torno de um projeto em que os alunos do 6° ano estavam trabalhando há um bom tempo chamado open letters (cartas abertas), em que eles poderiam escrever sobre questões próximas de corações. O objetivo geral de uma carta como esta é dar a alguém uma voz e uma audiência, exatamente o que aconteceu no último sábado. As cartas foram penduradas no teto e, junto com elas, alguns gravadores. Para que o leitor interagisse com a obra de arte bastava pressionar play no gravador. Desta maneira, a voz do autor começava a tocar, lendo a carta que, de acordo com a criatividade dos alunos, poderia estar endereçada a qualquer um, começando com “querido mundo”, "querida rainha",  "queridos machistas", "querida ONU" , "queridos homofóbicos" e até mesmo "caro Presidente”.

Ao passo  que as palavras ganharam vida na voz do autor e uma platéia nos visitantes da mostra, os alunos foram capazes de provar a todos que um dia já tinham acreditado que as “pequenas vozes” não importam que alunos do Middle School podiam, sim, opinar sobre qualquer tópico, mas com sua visão. Assim, de sua própria maneira puderam falar sem alvoroços sobre coisas que geralmente fazem muito barulho em nossa sociedade, tal como homofobia, pobreza e machismo. Para finalizar, “querido leitor”, o objetivo desta instalação artística na Mostra UNESCO foi mostrar a todos que cada voz importa em todos os tipos de questões, das mais polêmicas até as que parecem bobas.