Buscar
  • Colégio Magno - Mizzou

Palestra com Edgard Raoul sobre o Projeto Hands On Human Rights

Atualizado: 13 de Jun de 2018



Edgard Raoul Gomes Neto visitou o Colégio Magno no mês de abril para conversar com alunos do 8º ano do Middle School. Ele é filho de uma de nossas coordenadoras do Ensino Médio, Maria Raquel Cintra de Campos, além de ser ex-aluno Magno.


Edgard é advogado, pesquisador na área de Direitos Humanos, idealizador do projeto “Hands On Human Rights” e empreendedor, com histórico de engajamento em causas assistencialistas e humanitárias. É membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Grupo 11 da Amnesty International USA e voluntário oficial da Organização New York Cares. Possui bacharelado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Curso de Introdução ao Kurmanji pela City University of New York.


O jovem de 31 anos resolveu deixar o trabalho e a vida confortável em São Paulo para passar meses vivendo como refugiado de guerra na Europa e no Oriente Médio. A viagem começou em março de 2015 em Nova York, para aprender com as grandes organizações humanitárias como agir com os refugiados. Em seguida foi ser voluntário na Turquia e na Grécia, e depois decidiu seguir a rota dos refugiados. Passou por diversos países (Turquia, Grécia, Macedônia, Sérvia, Croácia, Eslovênia, Áustria e Alemanha, Jordânia, Líbano, Iraque, Afeganistão e Síria.) passando pelas dificuldades que os refugiados enfrentam como frio e fome, dias sem tomar banho, preconceitos e falta de assistência, para poder realmente entender a crise humanitária pela visão de um verdadeiro refugiado, diante da maior crise depois da Segunda Guerra Mundial. “Eu me tornei um refugiado justamente para entender a crise na perspectiva de um refugiado, porque até então eu entendia a crise na perspectiva de um voluntário e de um advogado.” afirma Raoul.


Os alunos não contiveram as dúvidas e ficaram surpresos, com tanta informações sobre essa pauta que muitas vezes se torna tão distante à realidade de nós brasileiros. “Achei bem legal porque assim você consegue saber o que está acontecendo no mundo sem ser pela visão de um professor ou de um livro e sim de uma pessoa que realmente estava lá. Eu acho que a ideia dele de ir pra lá foi muito boa porque precisa ir pra lá mesmo para entender a situação.” - disse a aluna Camila Colas do 8° ano que assistiu a palestra.


Na mesma semana da palestra, soubemos da notícia que a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou um ataque químico à Síria e essa aterrorizante notícia foi discutida entre os alunos e Edgard. Um enorme ganho de conhecimento e de vida para os alunos do 8º ano do Middle School.

75 visualizações

Unidade Olavo Bilac 

Berçário, Educação Infantil e
1ºano do Ensino Fundamental
(11) 5522-1555
olavo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Campo Belo

Educação Infantil e 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental 
(11) 5041-2566  (11) 5532-1741 
cbelo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Sócrates 

Ensino Fundamental e
Ensino Médio 
(11) 5685-1300 
magno@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização