• lschwantes9

Palestra com nutricionista aborda a influência da alimentação na saúde

Alunos da turma Freshmen do High School participaram de uma conversa, na tarde de 07 e 08 de maio, com a nutricionista Karin Petri. A nutricionista é integrante do quadro de funcionários do Magno, responsável pela escolha do cardápio diário dos restaurantes das três unidades do colégio.

O foco da conversa foi realçar a importância de uma saúde alimentar equilibrada, buscando orientar os alunos a respeito de alimentação saudável como forma de evitar problemas de saúde.Além disso, foram discutidos distúrbios alimentares que são mais comuns na adolescência, como: Anorexia, Bulimia, Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), Hipergrafia, Ortorexia e Vigorexia. Segundo a nutricionista, há uma propensão maior nos dias de hoje dos adolescentes entrarem em um caminho não saudável e muitas vezes prejudicial à saúde, podendo até desenvolver algum destes distúrbios dada toda pressão exercida pela sociedade para se ter o corpo perfeito e a cobrança de um padrão.

Karin também explicou alguns componentes básicos dos alimentos, suas categorias e como usar isso de forma favorável. Foram mencionados os efeitos causados à qualidade e composição dos alimentos provocados pela industrialização e modernização. Segundo a nutricionista, a enorme quantidade de comida processada muitas vezes pode acabar levando as pessoas a se alimentarem pior e até mesmo aumentar a taxa de obesidade.

A palestra teve um efeito motivacional e seus participantes refletiram seus hábitos alimentares e, com isso, a aluna Bárbara Quirino, recentemente adepta ao ovo-lacto-vegetarianismo, informou que a palestra foi importante para esclarecer suas dúvidas, já que parou de comer proteínas animais e enfatizou a importância de um acompanhamento profissional na questão da alimentação: “Antes de tomar a decisão de virar vegetariana, passei por um médico que me orientou sobre os cuidados para que eu não ficasse anêmica e nem que minha saúde sofresse com minha escolha.” afirmou a aluna. Bárbara também mencionou que o que mais lhe ajudou foi quando, ao final da palestra, os alunos receberam explicações sobre os distúrbios alimentares pois conheceu doenças que não conhecia e todas as informações adquiridas a fizeram perceber o quanto este é um assunto sério que merecia mais atenção.