• lschwantes9

Palestra com repórter Ananda Apple sobre Jornalismo

Ananda com uma das turmas de alunos

Seguindo a onda de palestras destinadas aos alunos do High e Middle School, no último mês de aula antes das férias, a repórter de TV da Rede Globo, Ananda Apple, mãe de uma aluna da turma Juniors, veio ao Magno para conversar com os Freshman sobre a profissão que exerce há 34 anos. Ser repórter, segundo ela, é ser a “formiga operária”, já que é quem vai pra rua, quem investiga e quem tem que estar pronto a qualquer momento para passar as informações para o público da forma mais imparcial possível.

A gaúcha, que começou sua carreira na rádio, começou sua palestra explicando um pouquinho das diversas áreas do jornalismo e mostrou , com vídeos de reportagens já feitas por ela, como é o processo necessário para montar uma matéria jornalística. Ananda contou que é preciso investigar e checar os fatos, tentando descobrir o que aconteceu, e sempre atribuir informações a uma fonte, além de ser um profissional muito observativo, para então contar para os telespectadores a notícia da maneira mais fiel possível, influenciando o mínimo possível nas matérias. Ela deixou sempre muito claro para os alunos que tudo que fala e todas as informações que passa não contêm sua opinião e que tem de sempre ser sérias e responsáveis porque de acordo com a repórter“uma vírgula no lugar errado muda o sentido do mundo.”

Ler, ver e ouvir, são três linguagens diferentes, explicou Ananda ao ressaltar como é importante se adaptar ao meio para prender o espectador. Segundo ela, o principal recurso para facilitar essa adaptação é a leitura, pois aumenta o saber e desperta a curiosidade, além de enriquecer o vocabulário e o poder de persuasão.

Ela contou também que tem de estar preparada para cobrir qualquer coisa que aconteça na hora, a qualquer momento e, muitas vezes, sem roteiro. Os alunos aprenderam que, para noticiar ao vivo, é necessário estar informado e ter tranquilidade pra falar, de maneira que todos entendam, usando uma linguagem sem gírias, que não seja pobre, nem clichê. Esta fala precisa acrescentar algo até mesmo pra quem sabe muito, buscar contar uma história que seja interessante pra todo mundo e até criar um estilo. Para tornar a matéria interessante e despertar curiosidade, Ananda contou que um repórter e sua equipe procuram pegar imagens naturais, nada posado, já que essas imagens da história são informações também. Além disso, usam vários recursos para que cada um chegue a sua conclusão e recursos que a façam chegar mais perto das pessoas as quais está se dirigindo.

Por fim, Ananda Apple Aconselhou os alunos que redes sociais e páginas quaisquer da internet não são imprensa e, muitas vezes, não são totalmente confiáveis. Deixou claro que o saber equivale a uma combinação de ler, pesquisar e perguntar e que o verdadeiro jornalismo é aquele em que o leitor, ouvinte, ou telespectador da notícia sabe quem é a pessoa que a transmite e pode achá-la, responsabilizá-la.