• Colégio Magno - Mizzou

Reunião Internacional no Canadá

Grupo do Magno High School participa de conferência sobre mudanças climáticas no Canadá

O trabalho de alunos e professores foi além da sala de aula e chegou a Edmonton, no Canadá, onde o Colégio Magno, das escolas brasileiras filiadas a UNESCO, esteve representado em uma conferência promovida pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) é uma organização científico-política criada em 1988 no âmbito das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo principal sintetizar e divulgar o conhecimento mais avançado sobre as mudanças climáticas que hoje afetam o mundo, especificamente, o aquecimento global, apontando suas causas, efeitos e riscos para a humanidade e o meio ambiente, e sugerindo maneiras de combater os problemas.

Nos últimos meses, as turmas do High School realizaram pesquisas para conhecer a opinião dos jovens brasileiros sobre as mudanças climáticas. Com os resultados, dois representantes do High School - a coordenadora Luiza Dutra e o aluno Pedro Lomando Rocha, da 1ª série do Ensino Médio, que foi escolhido através de um sorteio que teve como critério a habilidade performática dos alunos, observada pelos professores na interpretação da peça “Romeu e Julieta” no ano passado- viajaram ao Canadá para participar de uma série de painéis sobre medidas de prevenção ao aquecimento global pelo mundo e o empoderamento dos jovens nesse cenário. Aos olhos da coordenadora Luiza, que nunca havia participado de um evento deste porte, a experiência se mostrou surpreendente: “Foi enriquecedor porque a gente pode vislumbrar o tema a partir das experiências de outros países, das soluções que outras partes do mundo estão pensando para os problemas que eles vivem também”.

Foram duas semanas de trabalho intenso onde os alunos de diversas partes do mundo elaboraram uma revista para promover o conhecimento sobre a mudança climática, com uma linguagem adequada e que possa ser ensinada nas escolas. “Quando falamos sobre mudanças climáticas, não estamos falando sobre problemas simples que enfrentamos todos os dias. Estamos falando da nossa continuidade no planeta”, uma das falas do nosso estudante Pedro, ditas na abertura da conferência e descrita na revista.