Se essa praça fosse minha

Projeto do 4º ano discute sustentabilidade, artes e a busca por uma melhor qualidade de vida para todos

“Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar”. Mas, e se as praças da cidade fossem dos nossos alunos, o que eles fariam para melhorá-las? Essa é a proposta do projeto que o 4º ano desenvolveu nas aulas. Apresentar ações sustentáveis que renovem os ambientes verdes da cidade e que beneficiem a todas as pessoas é o desafio do Se essa praça fosse minha.

As turmas das Unidades Sócrates e Campo Belo visitaram a Praça Júlio Atlas, próxima ao Córrego Congonhas. Com tablets, fotografaram bancos quebrados, lixos pela grama, dejetos de animais e tudo aquilo que não estava em ordem por lá. Notaram, também, que poucas pessoas frequentam o local.

Começaram, então, a sugerir possíveis intervenções para atrair os moradores, como reforma da infraestrutura, instalação de brinquedos, limpeza constante e até feirinhas de artesanato. Em conversa com Seu Ferdinando, que trabalha ao lado da praça há mais de 20 anos, as crianças conheceram mais da história da área e debateram sobre as propostas que haviam elaborado. Todas foram bem aceitas por ele, que deu sugestões sobre como colocá-las em prática.

Com esta experiência, voltaram ao Colégio e escreveram cordéis sobre o tema do projeto. No Ateliê de Artes, criaram belas capas para seus textos. Os alunos conheceram a isografia e fizeram seus próprios desenhos usando essa técnica de impressão. O resultado será exposto na Mostra UNESCO, no dia 21 de outubro.