Programa de Meninas

As meninas mostram o sabem sobre o universo da programação; e sabem muito!

Quem disse que programação não é coisa de meninas? Para deixar esse “preconceito” de lado, de uma vez por todas, o Colégio Magno promoveu a primeira edição do Programa de Meninas. A atividade foi uma das ações que celebram o Dia das Mulheres, comemorado no último dia 08 de março, e reuniu meninas de todas as idades, que mandam bem no mundo dos códigos.

Para conhecer de perto esse trabalho, as alunas receberam uma visita especial da criadora do Programa, uma iniciativa que ensina programação para mulheres que não têm recursos e/ou oportunidades para aprender a programar. Mariel Reyes é CEO do projeto, que busca mudar um dado que chama a atenção. Segundo levantamento feito pela startup Mastertech, as mulheres representam menos de 1/3 da força de trabalho em Tecnologia da Informação.

“É inspirador ver cenas como essa, principalmente quando nos damos conta de que quase a metade das mulheres que começam cursos na área de ciências da computação acabam desistindo. Ver as essas meninas sendo estimuladas a conhecerem o universo da programação desde muito cedo e na escola, acaba sendo uma grande motivação para nosso trabalho”.

Depois de acompanhar a programação feita pelas alunas, utilizando a linguagem scratch, Raquel ainda bateu um papo com alunos do 1º Ano do Ensino Médio e esclareceu dúvidas sobre o mercado de trabalho, sobre como enfrenta e supera o preconceito numa área onde a grande maioria da mão-de-obra e masculina e, por fim, defendeu o empoderamento feminino, por meio da oferta de oportunidades iguais, para homens e mulheres.