No lugar dos outros

Situação dos refugiados no Brasil e no mundo é tema de reflexão em projeto de Espanhol do 9º ano do Ensino Fundamental

Nos últimos anos, o mundo tem passado por uma intensa crise de refugiados. Muitas pessoas de vários países tiveram que fugir de seus lares em busca de segurança e de melhor qualidade de vida em outras regiões. Entender a condição dos imigrantes é o primeiro passo para que possamos ajudá-los. E é isso que o 9º ano do Ensino Fundamental está fazendo nas aulas de Espanhol.

Os alunos e o professor Eric Vieira desenvolveram um projeto em que farão entrevistas com refugiados em espanhol. Para se prepararem, eles analisaram diferentes culturas pelo mundo. Ao assistirem ao curta-metragem Hiyab, em que uma estudante muçulmana é discriminada por sua roupa, as turmas notaram como muitos são segregados por seus trajes, crenças e tradições.

O estudo da língua espanhola não ficou de fora. Para reforçar o vocabulário e o uso do idioma, os alunos recriaram cenas do curta na Sala de Teatro do Colégio. Todos interpretaram os personagens, falando na língua estrangeira e conhecendo expressões e termos novos.

Com todo esse conhecimento e com o espanhol em dia, foi hora do segundo passo: conversar com uma refugiada política. A colombiana Leonor Solano González veio ao Magno para mostrar aos estudantes e professores que as ideias erradas que temos sobre pessoas de outros países podem marginalizar os asilados. Tratar imigrantes com estereótipos e ironia nunca é a melhor maneira de fazer com que eles se sintam acolhidos. Sensibilidade, solidariedade e compaixão são as palavras principais.

O 9º ano captou bem a mensagem e usará esses princípios para desenvolver um roteiro de perguntas para as entrevistas. A maneira como os alunos receberam Leonor e se inspiraram depois das atividades mostra que estão todos preparados para uma bela troca de experiências!