Reciclando rios

Alunos do 9º ano desenvolvem método de purificação de água para a utilização em hidroponia

O Colégio Magno mantém, há dois anos, uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Os alunos monitoram a qualidade da água do Córrego Congonhas, próximo à Unidade Sócrates. Este ano, porém, o 9º ano quis ir mais longe: resolveu encontrar uma maneira de tornar esta água útil para alguma atividade. Para isso, as turmas se mobilizaram para produzir um grande projeto sustentável. Foi criado o Reciclando rios!

A proposta foi purificar a água do córrego para que ela pudesse ser usada para regar plantas em um sistema de hidroponia. Como chegar a esse resultado ficou a cargo dos estudantes, eles pesquisaram, levantaram hipóteses e consultaram os professores. A solução mais amigável ao meio ambiente foi construir um forno solar que esquentasse a água e eliminasse as impurezas.

Mas como? A resposta estava em uma antena parabólica do Colégio. O 9º ano aplicou vários conceitos de Física e, usando materiais que refletiam a luz do Sol, transformou a antena em uma ferramenta capaz de evaporar e condensar a água poluída do córrego, tornando-a mais pura. Depois de adicionarem sais minerais, ela estava pronta para nutrir as plantas!

O próximo passo foi criar um sistema de irrigação que reaproveitasse esta água. Os próprios alunos produziram filtros com garrafas PET e dosadores impressos na impressora 3D do MagLab. Com esse material, cultivaram alfaces e brotos de feijão. A comunidade Magno pôde ver os resultados desse trabalho na Mostra UNESCO 2017 e os visitantes ganharam um presente especial: grãos de feijão com o nome do Colégio! Todos puderam levar consigo um pouco da criatividade e da preocupação com o meio ambiente dos nossos alunos!