Em uma escola viva como o Magno/Mágico de Oz, não são só os alunos que estão em constante aprendizado. Professores, coordenadores e colaboradores também! É com essa ideia que o Colégio iniciou a edição 2019 da Semana Pedagógica. Mais que uma semana de planejamento do corpo docente para o ano letivo, é uma oportunidade para que todos —   do pedagógico ao administrativo — possam conhecer as novas tendências da educação, participar de atividades de aprimoramento e se inspirar em exemplos de colegas para a construção de uma Escola ainda melhor.

ABERTURA

BOAS VINDAS

A abertura contou com palavras da direção do Colégio. A diretora geral, Myriam Tricate, fez as boas-vindas e ditou o clima da Semana ao incentivar a dedicação e a garra de todos.

O MAGNO EM 2019

A diretora pedagógica do Magno/Mágico de Oz, Cláudia Tricate, apresentou as metas e novidades para 2019, já pensando no aniversário de 50 anos da Escola. O principal aspecto discutido foi a integração entre professores e coordenadores com os profissionais administrativos do Colégio. Em uma escola que aprende, todos são possíveis educadores. Então, pela primeira vez, o administrativo terá parte nas atividades da Semana Pedagógica.

Inova

ção

A coordenadora pedagógica e head de inovação, Piti, mostrou plataformas e recursos que serão utilizados neste ano. O diferencial do Magno/Mágico de Oz para 2019 está na utilização de plataformas digitais de leitura, como A Taba, Árvore de Livros e o Jornal Joca. Além disso, os alunos utilizarão livros didáticos digitais e diferentes ferramentas na nuvem em seus próprios dispositivos inteligentes, os quais trarão ao Colégio diariamente.

#10yearschallenge

O diretor administrativo, Mauricio Tricate, expôs as perspectivas para o futuro. No clima do “Desafio dos Dez Anos”, que fez sucesso nas redes sociais, ele mostrou um vídeo institucional da Escola de 2009, exatamente dez anos atrás. Duas coisas são notáveis: o quanto o Colégio mudou fisicamente, mas como sua filosofia de ensino se mantém a mesma até hoje.

PALESTRAS

O educador Antonio Carlos B. Carneiro apresenta uma visão geral desse desafio.

Competências Socioemocionais

na Educação

Competências Socioemocionais

na Educação

Liderança

Luciana Camargo aborda uma nova definição de liderança: o mundo do século XXI já chegou e isso vale para você também.

Auto-avaliação

César Nunes discute a auto-avaliação por rubricas: ampliando o processo avaliativo.

Quando o potencial encontra a oportunidade...

Equipes pedagógica e administrativa do Magno conhecem o Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart), que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência.

O Magno em poucas palavras...

Paulo de Camargo propõe reflexões que ajudam a entender o que somos.

Avaliação X Aprendizagem

Aline dos Reis conversa com todo o corpo docente, do Fundamental ao Médio, discutindo o papel da avaliação no processo de aprendizagem.

OFICINAS

Ferramentas do Google facilitam rotinas nas instituições educacionais.

Nuvem Mestra: Drive e Docs

Projetos colaborativos para estimular a cultura leitora no espaço escolar.

Árvore de Livros

O uso didático do  jornal nas salas de aula.

Jornal Joca

Ferramenta Google que permite criar pesquisas, questionários e analisar as respostas.

Nuvem Mestra: Forms

Que tal relacionar novos saberes com o conhecimento prévio dos alunos, para ensinar a Língua Inglesa?

Aprendizagem Significativa no Ensino da Língua Inglesa

Ferramenta Google para o armazenamento de arquivos na nuvem, permitindo maior interação entre alunos e professores.

Nuvem Mestra: Classroom

Léo Todeschini mostra que é possível contar as mesmas histórias, de um jeito muito mais envolvente.

Storytelling: a influência da Narrativa no cotidiano

Acesse e edite suas apresentações em qualquer hora e em qualquer lugar, através de um dispositivo com acesso à internet.

Nuvem Mestra: Apresentações

Design Thinking: oficina para inovação

Cultura maker coloca o aluno como agente de seu próprio processo de aprendizagem.

Nave à Vela

Plataforma estimula a leitura crítica dos alunos, a partir de textos jornalísticos em linguagem adequada para os jovens.

Guten

BNCC e Ensino Fundamental II

Os chefs Gabriel Coelho e Julia Tricate, idealizadores do projeto Educação pelo Sabor, dão dicas sobre como montar a marmita ideal.

"Marmitas para que te quero?!"

Professores do Fundamental I, II e Médio soltam a imaginação, para tornar o processo de aprendizagem ainda mais dinâmico e divertido.

Produção de Conteúdo em Realidade Virtual

BNCC e Ensino Fundamental II

Envolver a comunidade escolar em projetos que reforcem ações nas áreas de sustentabilidade e agroecologia, em desenvolvimento pela Escola.

Polinizando hortas agroecológicas por meio da inovação curricular