“Só ensina quem sabe”

Alunos de 6° ano produzem vídeos para ensinar inglês e dão uma aula de empatia

Uma ideia pode mudar tudo. Encurtar distâncias. Transformar! Quem ensina aprende. Inspirados em iniciativa da UNESCO para garantir um direito humano fundamental – o direito à Educação –, os alunos de 6° ano do Magno desenvolveram a atividade "Só ensina quem sabe". 

 

A iniciativa da professora Roberta Saraiva, que coordena a área de inglês da Escola, possibilitou algo que vai muito além de um trabalho escolar: propõe acrescentar à formação em inglês dos alunos uma competência essencial no século XXI: a empatia.

 

Inicialmente, o projeto previa que cada aluno gravasse um vídeo para explicar um “teaching point” em inglês. Mas, que tal se os vídeos ajudarem a ensinar inglês para qualquer aluno do Magno, de outras escolas ou da comunidade que sinta necessidade de aprender mais ou aprofundar seus conhecimentos na área? Pois é isso que vai acontecer!

 

A idéia é inspirada em uma outra ação, que conta com a participação de professores do Magno/Mágico de Oz, e possibilita que crianças órfãs do Rio de Janeiro e Salvador tenham aulas, via rádio, dentro do projeto americano Global Orphan Education Program Brazil.

 

Motivados por essa iniciativa internacional, os alunos logo transformaram a ideia em ação. Depois de discutirem o formato e aprenderem a usar ferramentas, como Google Apresentações e Screencastify, que possibilitam a ilustração dos assuntos escolhidos, os alunos começaram a produzir e gravar os vídeos. 

 

Com desenvoltura frente às câmeras e mostrando conhecimento e segurança na língua inglesa, as produções são verdadeiras aulas, que ensinam uma nova língua e reafirmam o trabalho do Magno em formar cidadãos globais, que não deixam de ver o que está ao redor e seguem atentos para fazer a diferença. 

 

Para as famílias, a dedicação dos alunos emociona. “Em conversa com alguns pais, ao telefone, eles choraram de tão emocionados”, conta Roberta. Para os alunos, que já tiveram o trabalho reconhecido pela Direção da Escola, a atividade é como uma semente plantada, que já começou a dar frutos, para quem ensina e para quem aprende. 

 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Unidade Olavo Bilac 

Berçário, Educação Infantil e
1ºano do Ensino Fundamental
(11) 5522-1555
olavo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Campo Belo

Educação Infantil e 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental 
(11) 5041-2566  (11) 5532-1741 
cbelo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Sócrates 

Ensino Fundamental e
Ensino Médio 
(11) 5685-1300 
magno@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização