Eu sobrevivi ao Holocausto

Sobrevivente do Holocausto narra a sua vida em conversa com alunos do Magno

Num piscar de olhos, a história se colocou diante de nós!

O colégio Magno/Mágico de Oz recebeu a visita de Nanette Blitz Konig, uma das poucas sobreviventes ao Holocausto, capítulo assustador da história, quando milhares de judeus foram dizimados em campos de concentração espalhados pela Europa. Ela foi recebida pela Diretora Pedagógica do Magno/Mágico de Oz, Claudia Tricate, e esteve acompanhada pelo marido, John Frederick Konig.

Radicada em São Paulo desde 1950, a holandesa era amiga de escola da escritora Anne Frank e esteve com ela nos últimos dias de sua vida. Nanette, que também é escritora, conversou com alunos dos 8º Anos e relembrou as dificuldades enfrentadas no campo de Bergen-Belsen.

"Anos depois de viver momentos de terror, eu mesma ainda me pergunto como foi que sobrevivi. Eu pesava 30 quilos. Quando anunciaram a nossa liberdade, eu não tinha forças. Não sabia se minha mãe ou meu irmão estavam vivos", relembra.

A sobrevivente também falou sobre sua relação com Anne Frank, desde a amizade na escola até o reencontro das duas, anos depois, pós os terrores da guerra. "Anne uma menina muito vivaz. Mas quando nos encontramos ela já não era a mesma Anne de antes. Nem eu a mesma Nanette", contou.

A conversa com os alunos rendeu diversos questionamentos, principalmente sobre a relação de amizade entre Nanette e Anne. Os estudante estão lendo a obra O Diário de Anne Frank e se emocionaram com as histórias e lembranças ainda dolorosas contadas por Nanette.