Calculando alturas

Para medir alturas muito grandes, alunos do 9º ano elaboram medidor de ângulos e usam trigonometria de maneira prática

O que engenheiros, topógrafos, meteorologistas, navegadores e os alunos do Magno têm em comum? Todos sabem a importância do teodolito! O 9º ano produziu versões desse medidor de ângulos óptico, junto com a equipe de Matemática do Colégio, para calcular alturas inacessíveis.

 

Os estudantes saíram da sala de aula e exploraram a Escola em busca de objetos difíceis de serem medidos. Postes, muros e pilastras foram os preferidos. Com o desafio em mãos, o professor Guilherme Lazarini orientou as turmas a construírem teodolitos com materiais simples, como canudos, esquadros e barbantes. Com o aparelho, foram calculados os ângulos entre os topos desses objetos e os olhos de cada aluno. Eles também mediram suas alturas e as distâncias entre eles e os objetos com uma trena.

 

Com esses dados, nossos pesquisadores descobriram que tinham tudo o que precisavam para usar trigonometria e calcular essas alturas inacessíveis. Os objetos analisados mediam entre cinco e sete metros, valor muito difícil de se calcular apenas com uma fita métrica. Por meio dessa atividade, os alunos puderam reconhecer, na prática, a utilidade de conceitos matemáticos no dia a dia, como a trigonometria, e como eles são úteis em diversas profissões, além da escola. Para eles, não tem essa história de que Matemática não serve para nada!

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Unidade Olavo Bilac 

Berçário, Educação Infantil e
1ºano do Ensino Fundamental
(11) 5522-1555
olavo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Campo Belo

Educação Infantil e 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental 
(11) 5041-2566  (11) 5532-1741 
cbelo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Sócrates 

Ensino Fundamental e
Ensino Médio 
(11) 5685-1300 
magno@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização