Trabalho premiado

Projeto de Literatura do 4° ano C, da Unidade Campo Belo, é premiado na 2ª Maratona do Livro Infantil

A Literatura permite que viajemos para os mais diferentes lugares. Mas, além de locais reais e imaginários, os livros possibilitam viagens mais profundas, dentro dos nossos sentimentos e emoções. O 4º ano C, da Unidade Campo Belo, trabalhou competências socioemocionais nas aulas, em um projeto que foi premiado como o melhor trabalho na 2ª Maratona do Livro Infantil, promovida pela plataforma digital Árvore de Livros.

Foram quatro atividades diferentes. Na primeira, os alunos leram o livro Zélia, de Cristelle Vallet e Stéphanie Augusseau, e a crônica “Uma ideia toda azul”, de Marina Colasanti. Os textos, que lidam com o compartilhamento de sentimentos, inspiraram as crianças a escreverem sobre o que as ajuda a superar momentos difíceis. Os alunos trocaram seus escritos e, ao lerem o que os outros escreveram, puderam perceber que compartilhar pode melhorar a vida de alguém.

Para a segunda atividade, a leitura de Flicts, de Ziraldo, e de Amanhecer esmeralda, de Ferréz, levantou questões sobre autoaceitação. As discussões levaram os alunos a criarem uma música sobre a personagem Flicts, uma cor que não se encaixa e se sente isolada pelas outras.

Por meio do livro Todas as cores de Malu, de Rosana Mont’Alverne e Maurizio Manzo, os alunos relacionaram cores com sentimentos. Com brincadeiras, mostraram quais cores associam à alegria, à tristeza e às outras emoções. Depois, desenharam e pintaram suas sensações.

A atividade final foi a construção de um cartaz coletivo com o tema “O nosso jeito Flicts”. O trabalho levou em consideração tudo o que leram, especialmente o livro homenageado, colocando as ideias de todos no papel. Foi um projeto que, além de muita leitura, trouxe muito autoconhecimento aos alunos!

Assista aos alunos apresentando a canção "Flicts!"

Criação coletiva dos alunos

Flicts!

Flicts foi desprezado

Uma cor que  ninguém queria

Que ninguém brincava, não olhava

Coitado dele, nem sorria.

Flicts solitário

Só queria amigos

Ele era tão feio e ninguém gostava

Dele, coitadinho.