Transformações deliciosas

É física ou química? Alunos do 4º ano analisam as diferentes transformações científicas na prática

O sal dissolve na água. O gelo derrete no calor. A vela queima com o fogo. O fermento faz o doce crescer. O dia a dia está repleto de diferentes tipos de transformações científicas. Para compreender o que acontece com os elementos à nossa volta, os alunos do 4º ano foram ao MagLab para estudar reações comuns e outras nem tanto. E as lições acabaram na Cozinha Experimental de maneira deliciosa!

No laboratório, eles classificaram uma série de transformações entre físicas e químicas. Analisaram misturas simples, como água com sal de cozinha e fermento com vinagre, e também substâncias diferentes, como ácidos e sais coloridos. Em cada experimento, as turmas observaram o que aconteceu. Houve mudança de cor? Algum dos elementos desapareceu? Houve derretimento? A mistura começou a borbulhar? A partir dessas questões, eles analisaram se as substâncias se transformaram em outras durante as reações.