Viagem cultural

Estudo do Meio do 8º ano acrescenta visita ao Instituto Inhotim, maior centro de arte ao ar livre da América Latina

A tradicional viagem de Estudo do Meio do 8º ano do Ensino Fundamental para Minas Gerais teve um gosto especial este ano. Depois de analisarem as consequências do rompimento da barragem de mineração em Mariana, os alunos se aprofundaram ainda mais na cultura e nas tradições locais com atividades que exploraram as artes sacra e contemporânea.

Em Congonhas do Campo e Ouro Preto, os alunos conheceram as obras de artistas como Athaíde e Aleijadinho e estudaram as simbologias da arte barroca da época. Além disso, eles visitaram uma série de patrimônios importantes para a humanidade, como o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar.

As turmas também tiveram a oportunidade de aprender sobre a cultura mineira por meio de visitas ao Museu da Inconfidência, à Praça Tiradentes e à Mina Santa Rita. Em oficinas, estudantes e professores conheceram o processo de douramento e entraram na dança nas atividades de capoeira, maculelê e congada.

A novidade desta edição do Estudo do Meio foi a visita ao Instituto Inhotim, maior complexo artístico ao ar livre da América Latina. Em uma região de vasta diversidade botânica, os alunos observaram as criações de uma série de artistas, como Adriana Varejão, Hélio Oiticica e Tunga. A inspiração do local servirá para que eles criem seus trabalhos para a Mostra UNESCO 2018.

Todas as imagens da viagem podem ser encontradas no Diário de Bordo.