Vivência e Aprendizado
Alunos do 7º ano desbravaram Paraty e conheceram de perto aspectos históricos, turísticos e sustentáveis na viagem de Estudo do Meio

Conhecer a realidade patrimonial, cultural e ambiental e fazer uma imersão em sua complexidade, estabelecendo um diálogo inteligente com o universo ao seu redor. Verificar e produzir novos conhecimentos. Estimular o desenvolvimento de um olhar crítico e investigativo sobre a natureza e a sociedade nela inserida.

Foi dentro desse contexto que os alunos do 7º ano desbravaram, durante três dias, os cenários das regiões de Paraty, Saco do Mamanguá e Paraty Mirim rumo a mais uma viagem de Estudo do Meio. Acompanhados pela coordenadora Ligia Brull, professores e monitores especializados em Biologia, Geografia e História, nossos aventureiros percorreram as ruas do centro histórico de Paraty e desvendaram pistas que relacionam as diferentes expressões arquitetônicas e artísticas da cidade.

Para vivenciar a cultura local, participaram de uma oficina de máscaras no barracão do bloco carnavalesco Arrastão do Jabaquara. E foram além. Entenderam que a vida caiçara é muito próxima da natureza, do vento, da Lua, das marés e da mata. No Saco do Mamanguá, os alunos conversaram com pescadores que praticam a pesca como meio de subsistência e viram de perto a atividade feita por meio do arrastão e sarrafo. Visitaram, ainda, a única escola da comunidade e percorreram a trilha Curupira do Regato.

Que tal uma parada num laboratório de ciências a céu aberto? Foi quando identificaram o plâncton no microscópio e analisaram o pH e a salinidade da água. Todos a bordo! Em seus botes, remaram até chegar à prainha, onde encontraram uma grande recompensa: uma paisagem deslumbrante!

Ainda com fôlego no último dia da viagem? Nossos desbravadores conheceram a comunidade Quilombo Campinho da Independência e participaram de três oficinas: cestaria, plantio e jongo, uma dança africana. Foram três dias intensos com muita vivência e novos conhecimentos, do turismo sustentável aos patrimônios material e imaterial. Missão cumprida. Hora de voltar para o Colégio!

Para fechar a viagem com chave de ouro, os alunos viajantes e os que não participaram da viagem tiveram uma aula com a Coordenadora Ligia Brull, no MagLab, sobre o Patrimônio Material e Imaterial e o Turismo Sustentável. Na segunda etapa da aula, fizeram com o professor André, a análise da salinidade e pH da água retirada no mangue e mar do Saco do Mamanguá.