Voluntariado animado

Grupo de voluntariado do Magno tem dia repleto de atividades com crianças da ONG Recica, no Festival Anima Mundi

Não dá para negar: todos, de crianças a adultos, já se apaixonaram por algum desenho animado. Se assisti-los é legal, saber como eles são feitos é ainda mais divertido! Foi isso que o grupo de voluntariado do Colégio Magno/Mágico de Oz sentiu em um dia de atividades sobre animação com as crianças da ONG Recica, no Festival Anima Mundi.

Em oficinas preparadas no Memorial da América Latina, as crianças conheceram várias técnicas utilizadas para criar animações. Fizeram desenhos animados quadro a quadro, usaram massinhas para criar personagens em vídeos stop motion, se fantasiaram para criar uma história em fotos na oficina de pixelation e utilizaram um dos mais antigos equipamentos para criar imagens em movimento: o zootrópio, do século XIX.

Além de produzirem animações, todos puderam experimentá-las de maneiras inovadoras. O destaque foi a estação de realidade virtual, em que assistiram desenhos em 360°. Em alguns, puderam até mesmo interagir com as animações, como se estivessem dentro delas.

O Colégio Magno e a coordenação brasileira do Programa de Escolas Associadas da UNESCO foram parceiras institucionais do Festival Anima Mundi.